segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cinco Mulheres...

Era uma vez... Minha família, o núcleo da convivência, unida por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.
Esta é mais ou menos a definição que conhecemos. Entretanto, a minha Família... É o núcleo de muito conhecimento, é o inicio o meio e o fim, é unida por laços afetivos, amarrações espontâneas e principalmente um nó de emoção, compartilhamos o mesmo teto, principalmente nos dias de festas ou em longas viagens. E esta convivência pode ser feliz ou insuportável, experimentamos o encanto do amor e a tristeza da perda e na maioria das vezes a esperança e a alegria de termos uns aos outros.
Sabe... Resolvi falar sobre família por um motivo único... Eu amo muito a minha.
E ontem recebi o telefonema de minha mãe dizendo: “Filha, acho que vou pra Brasília... COM MINHAS IRMÃS”... Cara! Que delícia... Que gostoso... Como é bom ver que minha família é tão perfeita que mesmo depois de muito tempo, ouvi na voz da minha mãe a alegria da juventude... Que mesmo atrás de cabelo branco e muitos problemas, estas cinco mulheres conseguem se divertir com aquele jeitinho Clorita de ser...
Clorita era uma avó que nunca fez nada que uma avó tradicional faria... Talvez por isso seja tão especial e única...
Única... Boa palavra pra começar falar um cadim de cada uma delas...
Ceres = responsabilidade, irmã mãe de todos... A primeira a ser avó e bisavó, uma mulher que se orgulha da estirpe que pertence...
Arienes = fé, a calma mais apressada, a serenidade mais maluca... Dela não sairia nada muito normal... Minha mãe... Completamente dedicada à família e a Deus...
Eneida = desprendimento, essa é a figura... Sempre pode ajudar, sempre pode ir junto, sempre pode ser a companheira... Desligada e decidida...
Margarida = sinceridade, podem falar o que quiser sobre a tal lisura desta pessoa de nome de flor, mas é bem mais fácil pra gente entender quem fala do que quem cala... Coragem e determinação.
Maria Imaculada = muita risada, é uma epidemia de alegria quando essa tia aparece com sua turma, o problema toma forma de piada e fica mais fácil ultrapassar as dificuldades sorrindo que chorando, nisso ela é mestre... Bom humor e superação.
Imagina tudo isso misturado com viagem na casa de irmão mais velho... Sem comentário né não!
É por isso que repito e recomeço... A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e aparecer... Nunca esquecer aniversário, viajar horas pra levar um abraço de casamento, chorar ao saber que a prima vai ter um bebê, rir nos momentos mais estranhos e tristes também, encontrar defeitos entre nós e nega-los perante os outros, nunca esquecer nem deixar de ligar nos aniversários, não importa de que geração for, todos somos primos de primeiro grau... entre outras coisas, isso sim é ser uma família de verdade.
Amo ser Vidigal... Ser Herthel... Ser Pinto... Ser Dias...
Amo ser e ter esta família colorida, maluca, unida e ser de uma estirpe de mulheres vitoriosas e determinadas...
Amo muito estas cinco mulheres... Valeu outra vez Deus... obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem... gerar comentários... e aceitar as críticas.
Comentem...