segunda-feira, 18 de maio de 2009

ECODESIGN:Uma Nova Forma Para O Diferencial Da Empresa


O maior desafio do século XXI é evitar ou diminuir os impactos adversos de todos os produtos no meio ambiente.
O inicio destes transtornos ambientais, começaram a surgir no período da Revolução Industrial, onde a produção em massa e a escassez de matéria prima, gerava grande quantidade de resíduos.
Grupos de pessoas começaram a se reunir na década de 60, pois sabiam que era preciso reduzir a produção de lixo e economizar recursos escassos na natureza.
É ai que o Ecodesign entra, com processos que contemple os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto ou serviço, que colabore para reduzir o impacto ambiental durante o seu ciclo de vida .
O ecodesign é o instrumento que conecta o que é tecnicamente possível no campo das tecnologias limpas com o que é culturalmente desejado no campo da consciência ambiental.
Hoje as questões ambientais estão mais acirradas, e o Ecodesign pode definir com sutilezas a essência da empresa, pois se ela valoriza o meio ambiente, sua preocupação aparecerá em todas as suas ações.
Sabendo da importância de uma identidade visual para a empresa ou produto, se preocupar com a imagem que aquela marca representa para o público é de suma importância, e nada mais relevante, que agregar valores de responsabilidade social para que esta representação faça ainda mais sentido entre os consumidores e cliente.
O Ecodesign pretende estimular novas maneiras de pensar, mostrando um enfoque ecologicamente plural em relação ao design. Essa pluralidade ecológica está moldada na diversidade de soluções que são entregues aos designers e fabricantes.
A aplicação do marketing verde, ecológico ou ambiental consiste, portanto, está na prática de todas as atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para a conscientização ambiental por parte do mercado consumidor.
E ainda sabemos, que investir em negócios dedicados ao desenvolvimento de produtos e serviços ambientalmente saudáveis, socialmente responsáveis e economicamente lucrativos, consolida a imagem de uma marca forte no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem... gerar comentários... e aceitar as críticas.
Comentem...